A Arte do Latoeiro em Messines
São Bartolomeu de Messines tem agora mais um motivo de atracção relacionado com o ofício da latoaria. Trata-se de uma intervenção artística, em forma de itinerário que percorre algumas ruas da vila e é composta por peças elaboradas de acordo com as técnicas tradicionais da latoaria, embora reinterpretadas nas suas formas e aplicações.
No dia do artista, o Projecto TASA apresentou a segunda fase do projecto A Arte do Latoeiro, onde se insere esta instalação, mas também um conjunto de acções com vista à recuperação de memórias e fortalecimento da ligação deste ofício à vila.
A Barroca teve oportunidade de participar no desenvolvimento deste projecto, sobretudo no âmbito da construção do itinerário e desenvolvimento de conteúdos, que em parte se podem ver nesta exposição de rua.
Deixamos aqui algumas Imagens das Peças que se podem encontrar pelas ruas de Messines e também do dia da inauguração.
É de salientar também que esta instalação artística nasce de uma intervenção de design social, coordenada pela designer Alexandra Santos, e foi construída com a participação da comunidade local e dos novos latoeiros, que começaram a receber formação neste ofício e executaram a maioria das peças expostas, de acordo com as suas técnicas tradicionais. Já não se trata daqueles objetos indispensáveis ao quotidiano, mas sim de uma reinterpretação da arte do latoeiro, inspirada em elementos do património e das vivências locais, num diálogo entre o passado e o presente.
Noutros tempos, a presença deste ofício na vila manifestava-se sobretudo nos vários objetos que integravam o quotidiano das pessoas, cobrindo um vasto leque de necessidades, que iam desde o uso doméstico, ao agrícola, comercial ou mesmo industrial. Entre estes encontram-se utensílios como as icónicas almotolias, diversas vasilhas para o transporte e acondicionamento de água, para o azeite dos lagares, ou para o leite, trazido das vacarias e vendido pelas ruas, medidas para líquidos e sólidos, ou lamparinas para alumiar.
Com esta intervenção artística pretendeu-se homenagear a arte latoeira e contribuir para posicionar S. B. de Messines como um pólo de latoaria no futuro, mas sobretudo convidar residentes e visitantes a percorrer estas ruas à descobertaà descoberta das tradições e cultura local.