A Barroca co-organizou a exposição AQUI no Loulé Design Lab
A Barroca co-organizou a exposição AQUI inserida na programação da Casa Animal, promovida pelo Loulé Design Lab, que teve lugar em Loulé.
aqui, menu de mudanças, casa-animal, Loule Design Lab, tempero, barroca
23821
post-template-default,single,single-post,postid-23821,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-3.1,vertical_menu_enabled, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive,stagtools
Barroca AQUI - Experiência Comestível sobre um Menu em Mudança Arte Design Educação Parcerias

AQUI – Experiência Comestível sobre um Menu em Mudança

A Barroca co-organizou a exposição tipográfica comestível, AQUI – experiência comestível sobre um menu em mudança, construída com produtos alimentares de origem local e sazonal, que teve lugar no sábado (11 de Novembro) na Casa-Animal promovida pelo Loulé Design Lab, com o apoio do Loulé Criativo.

Tratou-se de uma exposição interactiva inserida no evento Menu de mudanças do Slow Food International, aqui representado pela nossa amiga Otília Eusébio, e na qual participámos através do Tempero, o projecto que desenvolvemos em parceria com a Alexandra dos Santos Design, no âmbito da rede Creatour.
A concepção e design foi da autoria da Alexandra Santos.

 

Cada dentada também é cultura, pois a comida transporta uma carga cultural, social e política, que pode ser (re)interpretada de acordo com as vivências de cada um.

 

Com este trabalho, é nosso objetivo chamar a atenção e consciencializar sobre questões ligadas aos actuais sistemas de consumo alimentar, reforçando a importância da escolha de produtos locais e sazonais, como uma opção de sustentabilidade.

Neste âmbito, convidamos à reflexão sobre a industrialização dos modelos de consumo e sobre a distância que a maioria dos alimentos percorre até ao seu destino. Sugerimos igualmente a mudança de hábitos alimentares e aqui destacamos o papel desempenhado pela agricultura de pequena escala, que oferece opções mais ricas e variadas e representa menor pressão ambiental, assim como impactos económicos mais relevantes para o território.

 

A acção “Menu de Mudanças” e o movimento Slow Food Internacional defendem a Biodiversidade como elemento fundamental para a saúde dos ecossistemas e apoiam medidas como o consumo de alimentos locais, sazonais e de diferentes variedades.

 

Mais imagens podem ser vistas aqui: @barroca.tourism.

e vídeo aqui: AQUI_Experiência Comestível _ Vídeo

 

Barroca AQUI - Experiência Comestível sobre um Menu em Mudança Arte Design Educação Parcerias

AQUI _ Experiência Comestível

O Tempero é uma proposta de turismo criativo construída a partir das relações entre a identidade histórico-patrimonial do território e as suas tradições alimentares, exploradas no âmbito da cultura visual.
Mais do que um alimento, aqui a comida é entendida como um veículo para a experimentação, a criatividade e a aprendizagem.


X