A Barroca nas Jornadas Europeias do Património
Como já vem sendo nosso hábito, este ano voltamos a participar nas comemorações oficiais das Jornadas Europeias do Património, promovidas pela Direcção Geral do Património Cultural, este ano dedicadas ao tema Natureza e Património.
Desta vez estamos envolvidos em três actividades distintas, em dois concelhos diferentes.
No dia 23, entre as 10h00 e as 13h00, dinamizamos a actividade “Manhãs de Cal – da Natureza ao Património”, realizada para a Câmara Municipal de Silves e integrada nas Comemorações desse Município.
Esta é uma experiência criativa para usufruir em família, descobrindo em conjunto algumas das inúmeras aplicações da cal, assim como a origem deste material tão característico do nosso território e as transformações pelas quais passou, desde a pedra calcária até depois da sua aplicação final.
Durante a actividade, os participantes terão a oportunidade de aprender a confeccionar massas de cal e tintas de cal à base de pigmentos minerais e, em seguida, aplicá-las numa pintura de sua autoria, inspirada em elementos arquitectónicos da cidade. Além disso, através da sua própria experiência, ficarão a compreender de modo mais evidente as últimas fases do ciclo da cal, na medida em que a vão aplicar no seu trabalho e nos dias seguintes observar a sua carbonatação e progressiva transformação em “pedra”.
Esta actividade destina-se ao público infantil (dos 6 aos 12 anos) e a famílias. As inscrições estão a cargo da Câmara Municipal de Silves, através do Serviço de Património Cultural, e podem ser realizadas até às 14h00 do dia 21 de Setembro (5ª.f.) para os contactos: 282 440 854 extensão -2761 ou patrimoniocultural@cm-silves.pt . A participação é gratuita mas com inscrição obrigatória e sujeita a um número mínimo de 5 e máximo de 12 participantes.
No dia seguinte, domingo 24 de Setembro, estaremos nas Ruínas de Milreu (Estoi) com o projecto “Do saber ao fazer: bio-experiências romanas no labor”, no âmbito da nossa parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve.
Estas “Bio-experiências Romanas” são organizadas pelo Centro de Ciência Viva do Algarve, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve e enquadradas pelo Programa DiVaM (Dinamização e Valorização dos Monumentos), promovido por esta última entidade, com o apoio e parceria da Universidade do Algarve, Barroca e Requinte Turquesa.
O evento divide-se em dois dias – 24 de Setembro e 1 de Outubro – e o programa pretende dar a conhecer o estilo de vida das pessoas que habitaram aquele local em época romana, assim como as técnicas e conceitos científicos já por elas aplicados. Compõem-se de diversas actividades criativas, lúdico-didácticas ou de simples lazer, tais como pintura decorativa em revestimentos de cal, identificação de recursos marinhos, processos de produção de vários ingredientes e de unguento.
A Barroca vai dinamizar uma oficina criativa de “Pintura em Revestimentos de Cal”, durante a qual os participantes são desafiados a confeccionar tintas de cal e recriar a antiga técnica de pintura a fresco, com motivos inspirados nos elementos de época romana presentes em Milreu. No final levarão consigo uma pequena peça decorativa.
O programa decorre das 15h00 às 17h30 e destina-se ao público em geral e a famílias. Para mais informações e inscrições, os interessados devem contactar: 289 896 070 ou milreu@cultalg.pt .
Salientamos ainda que no dia 1 de Outubro terá lugar a segunda parte desta programação dedicada ao tema “Do saber ao fazer: bio-experiências romanas no ócio”. Em ambos os dias, à entrada estará a Tabernae, um lugar de promoção dos diferentes parceiros associados.
Por fim, já no dia 28 de Sembro, mas ainda no âmbito destas Comemorações, regressamos a concelho de Silves para realizar uma das primeiras experiências criativas do Tempero.
Agora em São Bartolomeu de Messines, apresentamos a actividade “Aguçar a Perspectiva. Percurso Interpretativo e Experiência de Design”, que terá lugar entre as 9h e as 12h.
Esta é uma experiência criativa idealizada pela nossa parceira Alexandra Santos, que a pretexto das tradições alimentares da região pretende partilhar com o público alguns dos aspectos (ferramentas e metodologias) do design, que podem ser transversais a diversos âmbitos do quotidiano, ainda que nem sempre tenhamos essa consciência.
Durante a actividade, os participantes terão a oportunidade de aprender a olhar para a paisagem que os rodeia do ponto de vista de uma criação de design. Inicia com um percurso para recolha de referências e termina com uma oficina criativa, inspirada em elementos do património natural e cultural ligados à gastronomia local. Esta última fase decorre na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, um dos parceiros locais deste projecto.
A actividade tem 6 inscrições abertas ao público e é gratuita, enquadrada pelo espirito de promoção da cultura das Jornadas Europeias do Património. Para mais informações ou inscrições, os interessados deverão contactar-nos através do endereço, geral@barroca-culturaeturismo.pt, ou do telefone (+351) 964 782 462 até 3ª.f, dia 26. As inscrições prévias são obrigatórias.
Recorde-se que esta actividade já esteve marcada para dia 20, mas teve que ser adiada por motivos de força maior, relacionados com a disponibilidade de um dos nossos parceiros.