O Tempero integra o catálogo Experiencing Food Designing Dialogues
O Tempero, projecto desenvolvido pela Barroca em parceria com a Alexandra Santos, integra o catálogo "Experiencing Food Designing Dialogues", recentemente publicado.
tempero, barroca, efdd, design, fooddesign, turismo criativo, experiencing food
23907
post-template-default,single,single-post,postid-23907,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-3.1,vertical_menu_enabled, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive,stagtools
Barroca Tempero no catálogo Experiencing Food: Designing Dialogues Arte Design Educação Parcerias

Tempero no catálogo Experiencing Food: Designing Dialogues

O Tempero, projecto que desenvolvemos no âmbito do Creatour integra o catálogo Experiencing Food: Designing Dialogues, referente à 1ª Conferência Internacional de Food Design, que teve lugar entre 19 e 21 de Outubro, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e que agora se publica.

Naquele evento estivemos representados pela nossa parceira Alexandra Santos, que apresentou o poster “Tempero – Creative tourism that combines gastronomic traditions with design” perante um público de especialistas e interessados em formas inovadoras de aliar design e comida, ou gastronomia.

 

Já nesta altura, o Tempero, embora ainda numa fase preliminar de desenvolvimento, foi alvo de interesse e curiosidade, um efeito que esperamos se continue a manter no âmbito da publicação que está disponível para download, aqui: Experiencing Food: Designing Dialogues. Podem encontrar o nosso projecto na página 43.

 

Barroca Tempero no catálogo Experiencing Food: Designing Dialogues Arte Design Educação Parcerias

Tempero – Experiencing Food Designing Dialogues

 

O Tempero é uma proposta de turismo criativo construída a partir das relações entre a identidade histórico-patrimonial do território e as suas tradições alimentares, exploradas no âmbito da cultura visual. Neste contexto, além do seu habitual significado ligado à gastronomia, a palavra “tempero” assume um significado relacionado com a mediação cultural e a adição de ingredientes especiais em diferentes contextos.

 

A componente essencial do projecto é a aliança entre a investigação histórico-cultural do território, nomeadamente a cultura gastronómica, e as disciplinas ligadas à imagem visual. O design nas suas diferentes vertentes é um elemento privilegiado para comunicar, produzir conteúdos e criar experiências multissensoriais. Já através do food design, que promove a ligação entre a comida e o design, queremos conferir aos produtos e serviços a sua principal componente de inovação e criatividade.

Entendemos que a criatividade ligada à gastronomia deve ser assumida como um factor estratégico para a sustentabilidade e desenvolvimento local, na medida em que produz experiências multissensoriais, que ficam na memória de quem as vive.

 

O Tempero integra igualmente o primeiro grupo de projectos piloto da rede Creatour, uma iniciativa de investigação multidisciplinar, constituída com o objectivo de promover o desenvolvimento e monitorização de destinos de turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal. Integram o Creatour os centros universitários, CIEO da Universidade do Algarve, CIDEHUS da Universidade de Évora, DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL, o Lab2PT da Universidade do Minho e CES da Universidade de Coimbra, que lidera o projecto.

Barroca Tempero no catálogo Experiencing Food: Designing Dialogues Arte Design Educação Parcerias



X