A Barroca apresenta as primeiras experiências do Tempero em Silves
A Barroca realizou as primeiras experiências criativas do Tempero para comemorar o Dia Mundial do Turismo e as Jornadas Europeias do Património.
tempero, barroca, turismo criativo, experiências criativas, Silves
23796
post-template-default,single,single-post,postid-23796,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-3.1,vertical_menu_enabled, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive,stagtools
Barroca Tempero - Dia Mundial do Turismo Arte Atividades Design Fotografia Parcerias Percursos

Tempero – Dia Mundial do Turismo

Este ano a Barroca comemorou o Dia Mundial do Turismo com o arranque do projecto Tempero, inserido na rede Creatour.

 

No próprio dia 27 realizámos a experiência “Captar Lugares de Gastronomia”, que convidava à criação de um pequeno storytelling fotográfico, a partir do património cultural da cidade de Silves, ligado às suas tradições alimentares, e que orientámos em conjunto com o nosso parceiro Vítor Pina.

Já o dia seguinte – para o qual podemos dizer que estendemos estas comemorações – foi dedicado a “Aguçar a Perspectiva”, uma actividade onde explorámos o modo como técnicas de representação gráfica, ligadas ao design e a outras disciplinas visuais, podem ser utilizadas por  todos nós na representação de uma ideia ou de uma experiência. Neste caso, foi realizado um percurso temático na vila de São Bartolomeu de Messines e, em seguida, os participantes foram convidados a elaborar um mapa visual que contasse as suas impressões dessa experiência.

Esta actividade foi conduzida em conjunto com a nossa colega Alexandra Santos e contou também com a colaboração e parceria da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense.

 

Recorde-se ainda que além de a associarmos às comemorações do Dia Mundial do Turismo, a experiência criativa “Aguçar a Perspectiva” integrou igualmente as comemorações oficiais das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas à relação entre Natureza e Património.

 

Estas primeiras experiências criativas contaram com a presença de alguns colegas e amigos, que as testaram e ofereceram os seus contributos, bem como de uma representante regional da rede Creatour.

Contudo, ambas serão repetidas no próximo mês de Outubro, com inscrições abertas a todos os interessados.

 

Barroca Tempero - Dia Mundial do Turismo Arte Atividades Design Fotografia Parcerias Percursos

Cereais e tradição alimentar. tempero

 

O Tempero é uma proposta de turismo criativo construída a partir das relações entre a identidade histórico-patrimonial do território e as suas tradições alimentares, exploradas no âmbito da cultura visual. Mais do que um alimento, aqui a comida é entendida como um veículo para a experimentação, a criatividade e a aprendizagem.


X