
Tempero – uma proposta de turismo criativo
Em breve iniciamos as nossas experiências criativas no âmbito do nosso novo projecto Tempero.
O Tempero é uma proposta de turismo criativo construída a partir das relações entre a identidade histórico-patrimonial do território e as suas tradições alimentares, exploradas no âmbito da cultura visual. Neste contexto, além do seu habitual significado ligado à gastronomia, a palavra “tempero” assume um significado relacionado com a mediação cultural e a adição de ingredientes especiais em diferentes contextos.
Por outro lado, mais do que um alimento, aqui a comida é entendida como um veículo para a experimentação, a criatividade e a aprendizagem.
Para este trabalho contamos com a parceria da designer Alexandra Santos, tanto na sua concepção como na orientação de algumas experiências relacionadas com o design e as suas diferentes abordagens e possibilidades. Além desta, estabelecemos ainda outras parcerias com diversas entidades e agentes no território para o desenvolvimento e/ou promoção de actividades.
O Tempero integra igualmente o primeiro grupo de projectos piloto da rede Creatour, uma iniciativa de investigação multidisciplinar, constituída com o objectivo de promover o desenvolvimento e monitorização de destinos de turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal. Integram o Creatour os centros universitários, CIEO da Universidade do Algarve, CIDEHUS da Universidade de Évora, DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL, o Lab2PT da Universidade do Minho e CES da Universidade de Coimbra, que lidera o projecto.

Tempero imagem