A Barroca apresenta o Tempero, uma proposta de turismo criativo
Em Setembro a Barroca apresenta o Tempero, uma proposta de turismo criativo que relaciona história, património alimentar, gastronomia e cultura visual.
tempero, barroca, turismo criativo, experiências criativas, Silves
23691
post-template-default,single,single-post,postid-23691,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-3.1,vertical_menu_enabled, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive,stagtools
Barroca Tempero - uma proposta de turismo criativo Arte Atividades Design Parcerias

Tempero – uma proposta de turismo criativo

Em breve iniciamos as nossas experiências criativas no âmbito do nosso novo projecto Tempero.

 

O Tempero é uma proposta de turismo criativo construída a partir das relações entre a identidade histórico-patrimonial do território e as suas tradições alimentares, exploradas no âmbito da cultura visual. Neste contexto, além do seu habitual significado ligado à gastronomia, a palavra “tempero” assume um significado relacionado com a mediação cultural e a adição de ingredientes especiais em diferentes contextos.

Por outro lado, mais do que um alimento, aqui a comida é entendida como um veículo para a experimentação, a criatividade e a aprendizagem.

 

Para este trabalho contamos com a parceria da designer Alexandra Santos, tanto na sua concepção como na orientação de algumas experiências relacionadas com o design e as suas diferentes abordagens e possibilidades. Além desta, estabelecemos ainda outras parcerias com diversas entidades e agentes no território para o desenvolvimento e/ou promoção de actividades.

 

O Tempero integra igualmente o primeiro grupo de projectos piloto da rede Creatour, uma iniciativa de investigação multidisciplinar, constituída com o objectivo de promover o desenvolvimento e monitorização de destinos de turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal. Integram o Creatour os centros universitários, CIEO da Universidade do Algarve, CIDEHUS da Universidade de Évora, DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL, o Lab2PT da Universidade do Minho e CES da Universidade de Coimbra, que lidera o projecto.

 

 

Barroca Tempero - uma proposta de turismo criativo Arte Atividades Design Parcerias

Tempero imagem

 

 



X