Tempero ~ Barroca
A Barroca dedica-se ao desenvolvimento de conteúdos culturais e turísticos, essencialmente no âmbito da história e cultura do Algarve.
barroca, história, cultura, Algarve, turismo criativo, roteiro cal, cal, arquitetura tradicional
23407
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-23407,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-3.1,vertical_menu_enabled, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive,stagtools
Barroca Tempero
Barroca Tempero

O Tempero é uma proposta de turismo criativo, construída a partir das relações entre a identidade histórico-patrimonial do território e as suas tradições alimentares, exploradas no âmbito da cultura visual.
Mais do que um alimento, a comida é também entendida como veículo para a experimentação, criatividade e aprendizagem. Assim como Tempero tem um significado relacionado com a gastronomia, mas também com a mediação cultural e a adição de ingredientes especiais em diferentes contextos.
A nossa oferta inclui experiências variadas no concelho de Silves, com diferentes durações, desde o meio dia a um ou mais dias e programas sobre medida.

As oficinas desenvolvidas dentro deste programa estão enquadradas pelo gosto local e a criatividade ligada ao acto de comer, que se podem dividir em dois sectores: “Cultura Local e Gastronomia” e “Cultura Visual e Gastronomia”.
Captar Lugares de Gastronomia »
Descrição: Na companhia de um fotógrafo profissional terá a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos e técnicas, ao mesmo tempo que fica a conhecer um pouco mais da história de Silves, através dos espaços ligados aos hábitos gastronómicos.
Alguns dos lugares a visitar são, o Mercado Municipal, o Museu Municipal de Arqueologia, o centro histórico e seus lugares mais característicos, ou a paisagem ao redor da cidade.

Orientação: Vítor Pina & Susana Calado Martins


Duração: Cerca de 6h


Público: Adultos e crianças, preferencialmente com mais de 14 anos. Individuais.


Datas e Valores: Consultar programação e calendário de actividades. Outras situações sob consulta.

Barroca Tempero
Foto ©  Vítor Pina
Aguçar a Perspectiva »
Descrição: O que nos inspira, como podemos desbloquear a nossa criatividade? Saber selecionar elementos que possam ser relevantes para a criação gráfica. Usar as tradições alimentares do nosso território para exercitar a imaginação. Adquirir ferramentas cognitivas que sejam uteis para solucionar problemas visuais e do quotidiano.

Orientação: Alexandra dos Santos & Marco António I. Santos


Duração: 3 horas


Público: Adultos e jovens, preferencialmente com mais de 12 anos.


Datas e Valores: Consultar programação e calendário de actividades. Outras situações sob consulta. Individuais ou grupos.

Barroca Tempero
Foto ©  Alexandra dos Santos
X