Tempero no catálogo Experiencing Food: Designing Dialogues
O Tempero, projecto que desenvolvemos no âmbito do Creatour integra o catálogo Experiencing Food: Designing Dialogues, referente à 1ª Conferência Internacional de Food Design, que teve lugar entre 19 e 21 de Outubro, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e que agora se publica.
Naquele evento estivemos representados pela nossa parceira Alexandra Santos, que apresentou o poster “Tempero – Creative tourism that combines gastronomic traditions with design” perante um público de especialistas e interessados em formas inovadoras de aliar design e comida, ou gastronomia.
Já nesta altura, o Tempero, embora ainda numa fase preliminar de desenvolvimento, foi alvo de interesse e curiosidade, um efeito que esperamos se continue a manter no âmbito da publicação que está disponível para download, aqui: Experiencing Food: Designing Dialogues. Podem encontrar o nosso projecto na página 43.
O Tempero é uma proposta de turismo criativo construída a partir das relações entre a identidade histórico-patrimonial do território e as suas tradições alimentares, exploradas no âmbito da cultura visual. Neste contexto, além do seu habitual significado ligado à gastronomia, a palavra “tempero” assume um significado relacionado com a mediação cultural e a adição de ingredientes especiais em diferentes contextos.
A componente essencial do projecto é a aliança entre a investigação histórico-cultural do território, nomeadamente a cultura gastronómica, e as disciplinas ligadas à imagem visual. O design nas suas diferentes vertentes é um elemento privilegiado para comunicar, produzir conteúdos e criar experiências multissensoriais. Já através do food design, que promove a ligação entre a comida e o design, queremos conferir aos produtos e serviços a sua principal componente de inovação e criatividade.
Entendemos que a criatividade ligada à gastronomia deve ser assumida como um factor estratégico para a sustentabilidade e desenvolvimento local, na medida em que produz experiências multissensoriais, que ficam na memória de quem as vive.